02 julho 2011

Especial Viagem: 8 cidades inesquecíveis: Roma!

Só de pensar em Roma fico com vontade de arrumar as malas e voltar pra lá!

Roma é quase uma página em branco, ou melhor, um post em branco: simplesmente indescritível! Como eu disse, é um livro de história ambulante. Todo lugar que você olha é um UAU a mais.

No dia que chegamos, pedimos indicação de um restaurante no centro da cidade. Deveríamos descer na estação Coliseu do metrô. Até ai, pensei: Opa! Será que conseguirei espiar o Coliseu agora a noite?

Cedo demais pra falar. Enquanto estava subindo a escada rolante da estação, um quadro foi se pintando na nossa frente. O Coliseu apareceu lindo e fantasticamente colorido naquela noite. Sem brincadeira, eu queria chorar de alegria. Foi uma visão fantástica.

Coliseu. Simplesmente fantástico. Por dentro e por fora.
Tudo em Roma é fabuloso. Cada pedacinho de mármore antigo que se encontra pelas ruas é um presente. Mesmo a rispidez e o mau humor dos italianos atrapalha a cidade. Alias este lado dos italianos passa a ser divertido depois de um tempo. É simplesmente o jeito deles.


Literalmente cada pedaço de mármore (como estes que vc encontra nos lugares históricos) são lindos
Outra parte maravilhosa de Roma é ter o Vaticano, com o Papa e a Capela Cistina, dentro dela. É, porque o Vaticano é um bairro de Roma, praticamente.

No Vaticano, todo mundo começando a se sentar para a missa com o Papa Bento.

Olha ele ai, gente! Aliás ele teve uma entrada triunfal, desfilando pelo meio da multidão, adivinha onde? Em seu papamóvel! Arrasou Bentoooo!

Capela Sistina e Da Vinci genial. A foto é tosca porque é proibido fotografar lá dentro.
Roma é muito fácil de se andar. Suba e desça a pé, com um bom mapa. Passe a tarde na Piazza de Spana e volte pela ruazinha bem de frente da praça, mas espere as lojas fechar ... elas podem ser uma tentação a parte!

Escadaria da Piazza de Spana no final da tarde. Ponto de encontro da moçada.

Seguindo por esta rua você encontra as melhores grifes Italianas! Pra lamber com os olhos...

Coma sempre fora. Cada restaurante em Roma é melhor que o outro. Peça sempre o vinho da casa, caso goste de vinhos suaves, como eu. E os pães então? Ai que água na boca que me dá!

Cena comum em nossos dias na Itália. Mesa farta, pratos vázios, barrigas cheias e muita história pra contar!

Gelatteria San Crispino. Li no Guia da Folha e fui conferir. Realmente um dos melhores sorvetes que já comi.
Dica: se hospede perto do centro, mesmo que isso custe um cadinho mais caro. O metrô é curto e a distância do centro fica grande.

Que ótimo: aproveite o restaurante Pastarito Pizzarito que tem algumas filiais na cidade. Sempre íamos na filial do Coliseu. Além de você ter uma desculpa pra ver o ponto turístico todo dia ainda aproveita a comida deliciosa e o preço em conta.

Nem tão bom assim: cuidado com o trânsito em Roma, e na Itália em geral. Eles são mega estressados por natureza e atravessar, mesmo que rapidinho, fora da faixa, pode causar um baita palavrão do motorista e sua cara vermelha!

Porque quero voltar: ainda não comi todas as combinações de pastas e molhos de cada restaurantinho da cidade. Ainda não tirei foto de todos os ângulos do Coliseu e não tomei todos os gelatos das barraquinhas na rua.

Pôr do sol em Roma, com o Vaticano ao fundo. Todo mundo merece...

2 comentários:

  1. Ai que sonho!! Quero um dia conhecer toda a Europa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!!
    Adorei seu Blog! Li alguns posts e vi que voce, assim como eu, não é daqui de SAntos! Eu sou de Salvador, cheguei aqui há 5 meses, ainda estou um pouco perdida! Bjos*** Aline

    ResponderExcluir

Obrigada por enviar seu comentário. Se aprovado, em breve ele será publicado!